Jacareí é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se no Vale do Paraíba, no Aglomerado Urbano de São José dos Campos, a 70 quilômetros da capital paulista.
De acordo com as estimativas do IBGE, possuía 210.988 habitantes em 2008, distribuídos numa área total de 460 km² (área urbana: 62 km²). A densidade demográfica municipal é de 449,99 hab/km².
Saúde
Hospitais e Clínicas: Valecor (especialidade em doenças do coração), Hospital São Francisco, Hospital Policlin, Hospital Alvorada, Hospital Antônio Afonso (24 horas), Unimed Jacareí (Pronto Atendimento) e Santa Casa de Misericórdia.
O desenvolvimento na Cidade Jacareí inclui a melhoria da qualidade de vida da população, contando com um dos menores índices de mortalidade infantil do estado de São Paulo, um moderno laboratório de análises clínicas e está construindo uma nova e ampla unidade de especialidades para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços do setor. Além disso, a cidade investe pesado na saúde da população por meio do Programa Saúde em Casa, entre outras ações.
Cultura
A cultura em Jacareí até a primeira metade do século XIX era o próprio fazer cotidiano dos indígenas, dos negros africanos e europeus radicados aqui e dos descendentes desses grupos, resultando em uma ampla diversidade cultural (no campo da musicalidade, da religião, do vestuário, da culinária, da lingüística, do trabalho, etc.).
A partir do apogeu do período cafeeiro às primeiras décadas do século XX, foram sendo criados equipamentos e veículos culturais em Jacareí, como teatro, jornais, cinemas, rádio e reafirmadas as festividades religiosas. Essa promoção cultural teve como característica o seu vínculo com famílias jacareienses e a Igreja Católica.
Na década de 60, criou-se o Conselho Municipal de cultura Artística com o objetivo de fomentar as ações culturais do município. Na década seguinte, o Departamento de Educação e Cultura promoveu vários eventos, dentre eles o Festival de Música Popular (Fempo), que havia sido criado na Escola “Francisco Silva Prado”.
No final da década de 70, houve uma preocupação com o patrimônio cultural da cidade, que resultou na criação do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV). Na década de 80, a Fundação Cultural foi criada, voltando-se durante dez anos para os trabalhos de recuperação do edifício Solar Gomes Leitão (sede do MAV), formação do acervo do museu e exposições.
Até 1993, as atividades referentes às modalidades artísticas estavam sob responsabilidade do Departamento de Cultura, vinculado à Secretaria de Educação e Cultura. Desde então, a Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu” passou a ser o principal agente articulador da cultura local.
Iniciamos a cobertura de notícias da Cidade de Jacareí. Você poderá acompanhar novidades sobre eventos, cursos, shows, vagas de emprego e muito mais no blog exclusivamente dedicado a publicar notícias da cidade.
O Jornal ...